Vera Prates

Tuesday, October 31, 2006

ANALIZANDO às PRÀTICAS na ESCOLA


SER / ESTAR x PAPÉIS
Na minha escola há um bom diálogo entre professores e direção. Sempre se procura entrar em acordo há uma grande liberdade de ação na parte pedagógica isso causando até um certo isolamento do professor cada um faz o seu trabalho sozinho. Falta o papel do cordenador que une e faz com todos andem juntos.Em relação aos alunos os professores são os donos dá verdade.

PODER X HIERARQUIA
O poder sempre é ditado pela estrutura do sistema educacional temos leis que regem o nosso ''fazer'' que não são levado e consideração a nossa prática. Ex: LDB, SEC .
As reclamações feitas por alunos de professores não são levadas a sério na maioria das vezes porque o professor é a autoridade máxima na sala de aula.

ECS 6 - WEBER 2

FÒRUM- WEBER DURKHEIN MARX
Visitando os depoimentos do fórum podemos avaliar o quanto estamos todos empenhados em acrescentar juntamente com os colegas, isso ocorre quando lemos a cada colocação e vimos o que o outro entendeu de um mesmo assunto. Essa grande rede que se formou com o fórum faz com cresça a importância da tomada de conciência de nós professores na transformação da escola num lugar em que se formam cidadãos a tuantes numa sociedade com muitas injustiças socias. O papel do professor é de grande importância como mediador , não assumindo o lugar da família mas tendo o seu papel bem definido . Karl Marx ..''.tudo está em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes da das contradições de uma mesma realidade .'' O professor é esse agente que procura andar junto como aluno. A experência com o fórum está sendo enriquecedora para todos nós.

Friday, October 27, 2006

ESC - SEMANA 4 ATIVIDADE 5

EMIL MAXIMILLIAN WEBER - Erfurt,Alemanha, 21 de abril de 1864-Munique, 14 de junho de 1920 - foi um intelectual alemão e um dos modernos fundadores da Sociologia juntamente com Karl Marx, Vilfredo Pareto e Durkheim.

Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social .Por isso, considera o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta.

A dominação é a possibilidade de encontrar obediência para um determinado mandato pode depender diretamente de muitos interesses ou pode depender do mero ''costume'',de um hábito cego de um comportamento inveterado.
.Para Max Weber há três tipos puros de dominação legítima que são: a dominação legal, a dominação tradicional e a dominação carismática.
A dominação legal é a dominação em virtude de um estatuto, qualquer direito pode ser criado, modificadoe sancionado. Obedece-se não a pessoa pelo seu próprio direito mas a rega estatuída que estabelece a quem e em que medida se deve obedecer, também quem ordena obedece, ao emitir uma ordem. O quadro administrativo consiste de funcionários nomeados e os subordinados são membros da associação.
A dominação tradicional é a dominação que se obedece a pessoa em virtudede sua dignidade pró pria, santificada pela transição, ou seja, por fidelidade. Aquele que ordena é o senhor e os súditos obedecem. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição. A dominação patriarcal ( do pai de família) é um exemplo de dominação tradicional. Ele decide o que acha certo e adequado para a sua família e os familiares obedecem por fidelidade. No quadro administrativo, ocorre da mesma forma, ele é constituído de dependentes pessoais do senhor, ou de parentes, ou de amigos pessoais (favoritos) ou de pessoas que lhe sejam fiéis.
A dominação carismática é a dominação que obedece exclusivamente a pessoa do líder em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobre naturais (carisma) e particularmente: a faculdades mágica, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória.
O quadro administrativo é escolhido segundo o carisma ou vocação pessoal e não devido à sua
qualificação pessoal. A associação dominante é de caráter comunitário. Quem manda é o líder eo quem obedece é o apóstolo. Obedece-se a pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e enquanto essa qualidades lhe são atribuídas.
Na dominação carismáticao líder agirá segundo o seu próprio arbítrio enquanto tiver confiança da comunidade que o elege.

ECS - UNIDADE3 ATIVIDADE4

Hoje procurei visitar os blogs de algumas colegas em algumas deixei algum comentário em outros li e percebi o quanto temos crescido tanto na tecnologia quanto no conhecimento de teorias que podemos identificar com as nossas práticas. Com o que temos vivido no cotidiano da nossa vida profissional. Tem sido muito enriquecedor as leituras, os comentário de colegas e o constante desafio do aprendizado da tecnologia. Penso e me alegro ao saber que tudo está no começo e que tem muitas coisa para acontecer, para que nos tornemos cada dia melhores profissionais e seres humanos capazes de ajudar mudar a realidade de nossas escolas.

Friday, October 13, 2006

SEMANA 2 - BLOGS


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia a distância: anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluna: Vera Terezinha Prates
Pólo: Gravataí
Interdiscplina:Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação B
Professora:Patricia Alejandra Behar
Unidade:
Atividade: Semana 2 -BLOGS


BLOG é uma ferramenta colaborativa onde as pessoas trocam informação e conhecimento cooperativamente.




Blogs Educacionais
Nome:INFOEDU
Endereço:http://infoedu.zip.net/
No Infoedu encontramos informaçôes sobre como fazer um blog pedagógico. Este é um projeto de pesquisa da professora Margô. Ela apresenta os passos para construir um blog pedagógico
Encontramos muitos blogs contruidos todos eles com informações que nos dão uma visão da importância deles na construção de conhecimento. Essa postagem nos possibilita aprender a criar blogs passo a passo de maneira objetiva, tendo assim uma ferramenta de trabalho para
ser usada na aprendizagem, onde o aluno é encarado de maneira ativa. Precisamos torná- los
capazes de enfrentar os desafios da nova sociedade.


Nome: BLOG DA FíSICA
Endereço: Http://fisicaporquenao.zip.net/
O blog da física é usado como apoio ao aprendizado da física. Tornando o conhecimento compartilhado com todos que buscam acrescentar ao seu saber. Encontramos também pesquisas e notícias sobre a aprendizagem através de blogs e conclui que esse meio de comunicação está ganhando importância como fonte indepedente de informação.

As escolas não podem passar à margem das inovações tecnológicas sob pena de não estar situada na nova realidade .
Os blogs educacionais são ambientes de interação onde o professor é um mediador do conhecimento.
Conforme Vygostsky(1987) ''a colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e
habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação.'' O trabalho em colaboração com o outro, enfatiza a zona de desenvolvimento
proximal que é ''algo coletivo'' porque transcedem os limites do indivíduo. Desse modo a aprendizagem aconteceria através do compartilhamento.
As informações circulam cada vez mais rápido, o que aprendemos hoje, é obsoleto amanhã. Professor e aluno devem estar preparados para esta sociedade cada vez mais dinâmica. A mudança deve começar na escola através de uma abordagem construtivista, onde o aluno
possa construir novos saberes através do trabalho coletivo.

Thursday, October 12, 2006

Semana1/ atividade2


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia a distância: anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluno: Vera Terezinha Prates
Pólo:Gravataí
Interdiscplina:Escola Cultura e Sociedade
Professora:Silvana
Unidade:
Atividade: Atividade2
Data:16/10
Seguindo as Pegadas
Depois de visitar os blogs um a um, deixar comentários em alguns, passei a ter uma visão diferente e ver o quanto são ricos, dinâmicos, criativos, alegres e passam um pouco da pessoa que os construiu. É muito interessante saber que a Internet tem tantos recursos, e eu desconhecia.Posso através dela ampliar meus conhecimentos em muitas áreas e posso também deixar minha opinião. Ela proporciona a professores e alunos relacionamentos de amizade possibilita uma aprendizagem coletiva e não servindo somente para pesquisa como é usada pela maioria. Um dos blogs que gostei foi o blog doSérgio Lima onde há postagem sobre várias área, no Provirtual os trabalhos feitos pelos grupos são práticos e podemos usar em aula, acessei a cada um dos projetos e fiquei encantada com o conteúdo deles .

Sunday, October 08, 2006

ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE-atividade3

1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

A educação segundo é empregada no sentido muito amplo, causando perigo de confusão.As influênciasdas coisas sobre o homem é divers, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém doa proprios homens; e a açãodos membros de uma mesma geração uns sobre os outros é diferente da que os adultos exercem sobre as crianças e adolecentes.

2. Quais as duas resaltadas por Durkheim? Explique o ponto frasco em que incorrem?

Segundo Kante Durkheim ressalta o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo,toda aperfeição de que ele seja capaz, levar ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós, realizá-los tão completamente, sem que uns prejudique os outros não será, com efeito o ideal supremo. As definições partem do princípio de que há uma educação, perfeita apropriada.

A segunda é ainda menos satisfatória, segundo a qual a educação teria por objeto ''fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e prar oseu semelhante'' segundo James Mill porque felicidade é coisa essencialmente objetiva.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Segundo o autor, deveríamos considerar os sistemas educativos que existe e aprendercom eles os caracteres comuns.O conjunto deles nos levará a definição que queremos.


4-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual como físico e moral?

De acordo com Durkheim, os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal são as condições sob forma de sómbolos religiosos, conjunto de idéias da natureza humana, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte e idéias que são bases mesma do espírito nacional.

5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1- um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os membros; 2- Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensável a todos que o formam. A sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determina esse ideal a ser realizado.

6- A partir da definição "A educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que nao se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim? Explique?

Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já ouvimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos da nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar de ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7-como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

O homem não é humano senão porque vive em sociedade. Os indivíduos só agem segundo as necessidades sociais tornando-se novo ser através da educação e esse novo ser que a ação coletiva edifica representa o que há de melhos em nós mesmos, o que há no homem de propriamente humano. É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos a dominar as paixões, os instintos e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuais a outros mais elevados. todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e o sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.



Monday, October 02, 2006

ATIVIDADE Ser professora Quem sou?

EU sou Vera Terezinha Prates, sou professora a 28 anos, trabalho com 3º série na E.E. Mário Quintana em Cachoeirinha, divorciada, tenho três filhos já adultos. Fiz magistério em Alegrete no Istituto Educacional Oswaldo Aranha sempre pensei em ser professora, comecei a trabalhar logo que me formei. Durante essa caminhada tenho procurado ser melhor a cada dia como pessoa e como profissional, tentando sempre corrigir os erros . Comecei várias vezes a faculdade e tive que parar por vários motivos, isso me angustiava profundamente, porque sinto necessidade de aprender mais. Quando apareceu essa oportunidade me agarrei a ela porque sabia que era a minha vez de pegar o barco. Sei que nessa viagem rumo ao desconhecido tenho muito o que aprender e ainda conquistar, como diz o texto: há muitas ilhas que eu desconheço. Procuro uma nova identidade, poder dizer que sou uma pedagoga e ter consciência do que isso significa para mim e para o meu trabalho. Quando estiver no término do curso já estarei me aposentando, mas certamente buscarei outras oportunidades que surgirão. Sei que nesse mar virão grandes tempestades posso até ter medo, mas com certeza terei ousadia para encontrar a minha ilha.