Vera Prates

Friday, October 27, 2006

ESC - SEMANA 4 ATIVIDADE 5

EMIL MAXIMILLIAN WEBER - Erfurt,Alemanha, 21 de abril de 1864-Munique, 14 de junho de 1920 - foi um intelectual alemão e um dos modernos fundadores da Sociologia juntamente com Karl Marx, Vilfredo Pareto e Durkheim.

Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social .Por isso, considera o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta.

A dominação é a possibilidade de encontrar obediência para um determinado mandato pode depender diretamente de muitos interesses ou pode depender do mero ''costume'',de um hábito cego de um comportamento inveterado.
.Para Max Weber há três tipos puros de dominação legítima que são: a dominação legal, a dominação tradicional e a dominação carismática.
A dominação legal é a dominação em virtude de um estatuto, qualquer direito pode ser criado, modificadoe sancionado. Obedece-se não a pessoa pelo seu próprio direito mas a rega estatuída que estabelece a quem e em que medida se deve obedecer, também quem ordena obedece, ao emitir uma ordem. O quadro administrativo consiste de funcionários nomeados e os subordinados são membros da associação.
A dominação tradicional é a dominação que se obedece a pessoa em virtudede sua dignidade pró pria, santificada pela transição, ou seja, por fidelidade. Aquele que ordena é o senhor e os súditos obedecem. O conteúdo das ordens está fixado pela tradição. A dominação patriarcal ( do pai de família) é um exemplo de dominação tradicional. Ele decide o que acha certo e adequado para a sua família e os familiares obedecem por fidelidade. No quadro administrativo, ocorre da mesma forma, ele é constituído de dependentes pessoais do senhor, ou de parentes, ou de amigos pessoais (favoritos) ou de pessoas que lhe sejam fiéis.
A dominação carismática é a dominação que obedece exclusivamente a pessoa do líder em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobre naturais (carisma) e particularmente: a faculdades mágica, revelações ou heroísmo, poder intelectual ou de oratória.
O quadro administrativo é escolhido segundo o carisma ou vocação pessoal e não devido à sua
qualificação pessoal. A associação dominante é de caráter comunitário. Quem manda é o líder eo quem obedece é o apóstolo. Obedece-se a pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e enquanto essa qualidades lhe são atribuídas.
Na dominação carismáticao líder agirá segundo o seu próprio arbítrio enquanto tiver confiança da comunidade que o elege.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home