SEMANA 2 - BLOGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia a distância: anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluna: Vera Terezinha Prates
Pólo: Gravataí
Interdiscplina:Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação B
Professora:Patricia Alejandra Behar
Unidade:
Atividade: Semana 2 -BLOGS
BLOG é uma ferramenta colaborativa onde as pessoas trocam informação e conhecimento cooperativamente.
Blogs Educacionais
Nome:INFOEDU
Endereço:http://infoedu.zip.net/
No Infoedu encontramos informaçôes sobre como fazer um blog pedagógico. Este é um projeto de pesquisa da professora Margô. Ela apresenta os passos para construir um blog pedagógico
Encontramos muitos blogs contruidos todos eles com informações que nos dão uma visão da importância deles na construção de conhecimento. Essa postagem nos possibilita aprender a criar blogs passo a passo de maneira objetiva, tendo assim uma ferramenta de trabalho para
ser usada na aprendizagem, onde o aluno é encarado de maneira ativa. Precisamos torná- los
capazes de enfrentar os desafios da nova sociedade.
Nome: BLOG DA FíSICA
Endereço: Http://fisicaporquenao.zip.net/
O blog da física é usado como apoio ao aprendizado da física. Tornando o conhecimento compartilhado com todos que buscam acrescentar ao seu saber. Encontramos também pesquisas e notícias sobre a aprendizagem através de blogs e conclui que esse meio de comunicação está ganhando importância como fonte indepedente de informação.
As escolas não podem passar à margem das inovações tecnológicas sob pena de não estar situada na nova realidade .
Os blogs educacionais são ambientes de interação onde o professor é um mediador do conhecimento.
Conforme Vygostsky(1987) ''a colaboração entre pares ajuda a desenvolver estratégias e
habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação.'' O trabalho em colaboração com o outro, enfatiza a zona de desenvolvimento
proximal que é ''algo coletivo'' porque transcedem os limites do indivíduo. Desse modo a aprendizagem aconteceria através do compartilhamento.
As informações circulam cada vez mais rápido, o que aprendemos hoje, é obsoleto amanhã. Professor e aluno devem estar preparados para esta sociedade cada vez mais dinâmica. A mudança deve começar na escola através de uma abordagem construtivista, onde o aluno
possa construir novos saberes através do trabalho coletivo.


0 Comments:
Post a Comment
<< Home