Vera Prates

Saturday, December 23, 2006

ECS 11 EDUCAÇÂO ESCOLAR E POLITICA PÙBLICA

DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

ESTRUTURAIS NO BRASIL

BRASIL, país onde a desigualdade impera em vários aspectos como:ecônomico,social e cultural.
A educação não pode ser vista sem levar em conta o ocontexto social em que vivemos.
O plano pedagógico se dividiu em períodos os quais tiveram suas particularidades. O primeiro as escolas rurais não foram alcançadas, o segundo corresponde a educação popular de Paulo Freire, o terceiroperíodo inicia como fim da alfabetização popular pelo regime militar , o quartoperíodo teve início com o retornda democracia quando são votada várias medidas em prol da escola pública (LDB).No aspecto quantitativo da educação nosso sistema educacional progrediu significativamente nessa últimas décadas. Muitos alunos da classe média frequentam a escola pública no ensino fundamental e no ensino médio vão em busca de auxílio estudo para frequentar as escolas paticulares para melhor obter preparação para o vestibular e assim competirem por uma vaga na universidade pública.Os aspectos que o autoraborda no texto podemos verque as desigualdade educacionais ocorremdevido a insuficiência dos recursos para a educação pública. As políticas educacionais no Brasil precisam ser refletida pelo pelos educadores porque as leis que determinam os rumos da educação são feitas por homens alheios as necessidades de nossos estabelecimentos de ensino e as necessidades de nossos educandos. Precisamos realizar uma maior mobilização de professores, especialistas denunciando, exigindo e buscando recursos para a escola pública.

1 Comments:

  • At 7:08 PM, Blogger Fátima Westeuser said…

    Olá Vera,
    Tem muita coerência tua colocação sobre a participação dos educadores no que tange as Leis direcionadas à educação. Assim como em qualquer outra área de atuação, os profissionais que atuam de forma mais direta com o publico alvo, devem ter grande participação para que se estabeleçam normas, leis, regras, para que se busquem alternativas e que se solicitem auxílios – nesse caso, como tu dissestes, os professores devem estar mais presentes na elaboração de leis e programas educacionais. Fizestes uma boa análise.
    Um abraço.
    Fátima

     

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