Vera Prates

Friday, November 03, 2006

Semana 5 ECS - 7

MARX x ENGEL

FRIEDRICH ENGELS - foi um filósofo alemãoque junto cvom Karl MARX fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Protetoe principal colaborador de Karl Mar, Engels desempenhou de destaque na colaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895.Era filho de um rico industrial de Barmen Alemanha. Na juventude, fica impresionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéia de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.

KARL MARX - nasceu numa família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público. Nasceu em 5 de maio de 1818 na Tréveres, Alemanha e faleceu em 14 de março 1883 em Londres Inglaterra.

As idéias do intelectual Karl Marx e do filósofo Friedrich Engels influenciaram a sociedade no séc. XX sua ideologia em relação ao conceito econômico.
Fundadores do Marxismo conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais.
A idealogia formada por Marx e Engels, desenvolvidas no séc. XIX, são atuais, apesar das leis trabalhistas e das políticas sociais que tornam as injustiças com as classes sociais mais pobres um pouco menos desanimadoras.
LUTA DE CLASSE
A base da sociedade é a produção econômica. Sobre essa base se ergue uma super estrutura, Um estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas. Marx queria a inversão da pirâmede social, ou seja pondo no poder a maioria, os proletários que seriam a única força capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade socialista. Para Marx os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante, ou seja as idéias que a burguesia espalha.O capitalismo seria atingido por crises econômicas porque ele se tornou o impedimento para o dessenvolvimento das forças produtivas.
Para Marx quanto mais o mundo se unifica econômicamente mais ele necessita do socialismo.
Não basta existir uma crise econômica para que haja uma revolução. O que são decisivos são as ações das classes sociais que, para Marx e Engels, em todas as sociedades em que a propriedade é privada existem lutas de classes ( senhores x escravos, nobres feudais x servos, burgueses x proletáriado).
A luta do proletáriado do capitalismo não deveria ser a luta dos sindicatos por melhores salários, mas a luta ideológica para que o socialismo fosse conhecido pelos trabalhadores e assumindo como luta política pela tomada do poder.

2 Comments:

Post a Comment

<< Home