Vera Prates

Saturday, December 23, 2006

ECS 11 EDUCAÇÂO ESCOLAR E POLITICA PÙBLICA

DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

ESTRUTURAIS NO BRASIL

BRASIL, país onde a desigualdade impera em vários aspectos como:ecônomico,social e cultural.
A educação não pode ser vista sem levar em conta o ocontexto social em que vivemos.
O plano pedagógico se dividiu em períodos os quais tiveram suas particularidades. O primeiro as escolas rurais não foram alcançadas, o segundo corresponde a educação popular de Paulo Freire, o terceiroperíodo inicia como fim da alfabetização popular pelo regime militar , o quartoperíodo teve início com o retornda democracia quando são votada várias medidas em prol da escola pública (LDB).No aspecto quantitativo da educação nosso sistema educacional progrediu significativamente nessa últimas décadas. Muitos alunos da classe média frequentam a escola pública no ensino fundamental e no ensino médio vão em busca de auxílio estudo para frequentar as escolas paticulares para melhor obter preparação para o vestibular e assim competirem por uma vaga na universidade pública.Os aspectos que o autoraborda no texto podemos verque as desigualdade educacionais ocorremdevido a insuficiência dos recursos para a educação pública. As políticas educacionais no Brasil precisam ser refletida pelo pelos educadores porque as leis que determinam os rumos da educação são feitas por homens alheios as necessidades de nossos estabelecimentos de ensino e as necessidades de nossos educandos. Precisamos realizar uma maior mobilização de professores, especialistas denunciando, exigindo e buscando recursos para a escola pública.

Tuesday, December 19, 2006

ECS 10

SER PROFESSORA - SER PROFESSOR
Lendo Paulo Freire tenho a certeza que o indivíduo só pode ser agente transformador quando tomar consiência da realidade e da capacidade que tem de transformação.A nossa luta como professores é constante procurando cada dia fazer alguma coisa que motive nossas práticas que nos levem a acreditar na capacidade que temos de mudar a realidade que nos cerca e que temos em nossas mão algo precioso que podemos fazê-los despertar e acreditarem que são capazes de terem uma
amanhã de esperança através da busca de uma educação e formação. Ensinar exige alegria e esperança é outro fragmento da Pedagogia da Autonomia, onde o autor fala dos temores da transformação. Não há mudança sem risco e nós precisamos ousar para mudar. O medo diz o autor é fantasma que precisa ser afastado dando lugar a esperança e a coragem. Ler Paulo Freire nos desacomoda.

Monday, December 18, 2006

ECS 9 Educação Formação e Trabalho

Ao fazer a leitura pesamos sobre a importâcia que a educação tem na nossa formação como indivíduos e como cidadãos atuantes em uma sociedade que nos cobra uma participação já que somos educados para ocuparmos um lugar na sociedade de acordo com o meio onde vivemos e
as necessidades desse meio.Pouco temos considerado a vontade do ser humanopara que essa formação traga-lhe prazer levando em conta os seus valores morais e suas aptidões naturais .Vemos a valorização do TER e não do SER .Valorizamos as necessidades práticas. Na sociedade o homem é cobrado para uma formação para o trabalho, não levando em conta suas necessidades individuais mas é importante satisfazer as necessidades sociais. Hoje encontramos tantos profissionais que trabalham como máquinas buscando cada vez mais TER, completamente longe de fazer o que lhe tras satisfação, alegria e comprometimento com a causa que escolheu.A educação e formação dos indivíduos limitam o conhecimento e reprimem o desenvolvimento de suas faculdades criadoras.