Vera Prates

Sunday, November 12, 2006

ECS -8


Após visitar o blog das colegas e encontrar a letra F1, vejo quanto temos trabalhado e acrescentado a nossa caminhada não somente conhecimento mas também novos amigos, conhecemos novas experiências, outras realidades esse curso nos possibilita isso. Vemos que todas têm a preocupação em fazer o melhor na realização das atividades e em organizar os blogs da melhor maneira para que eles fiquem bonitos e bem apresentados . O meu grupo ficou formado assim: a Carine, Sônia, Elsa, Marta, Evanise.

Friday, November 03, 2006

Semana 5 ECS - 7

MARX x ENGEL

FRIEDRICH ENGELS - foi um filósofo alemãoque junto cvom Karl MARX fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Protetoe principal colaborador de Karl Mar, Engels desempenhou de destaque na colaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895.Era filho de um rico industrial de Barmen Alemanha. Na juventude, fica impresionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéia de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.

KARL MARX - nasceu numa família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público. Nasceu em 5 de maio de 1818 na Tréveres, Alemanha e faleceu em 14 de março 1883 em Londres Inglaterra.

As idéias do intelectual Karl Marx e do filósofo Friedrich Engels influenciaram a sociedade no séc. XX sua ideologia em relação ao conceito econômico.
Fundadores do Marxismo conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais.
A idealogia formada por Marx e Engels, desenvolvidas no séc. XIX, são atuais, apesar das leis trabalhistas e das políticas sociais que tornam as injustiças com as classes sociais mais pobres um pouco menos desanimadoras.
LUTA DE CLASSE
A base da sociedade é a produção econômica. Sobre essa base se ergue uma super estrutura, Um estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas. Marx queria a inversão da pirâmede social, ou seja pondo no poder a maioria, os proletários que seriam a única força capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade socialista. Para Marx os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante, ou seja as idéias que a burguesia espalha.O capitalismo seria atingido por crises econômicas porque ele se tornou o impedimento para o dessenvolvimento das forças produtivas.
Para Marx quanto mais o mundo se unifica econômicamente mais ele necessita do socialismo.
Não basta existir uma crise econômica para que haja uma revolução. O que são decisivos são as ações das classes sociais que, para Marx e Engels, em todas as sociedades em que a propriedade é privada existem lutas de classes ( senhores x escravos, nobres feudais x servos, burgueses x proletáriado).
A luta do proletáriado do capitalismo não deveria ser a luta dos sindicatos por melhores salários, mas a luta ideológica para que o socialismo fosse conhecido pelos trabalhadores e assumindo como luta política pela tomada do poder.

PPP- semana 1 atividade 3


O Caminho de um educador

Nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997 . É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente.
Suas primeiras expriências educacionais foram realizadas em 1962 em Angicos, no Rio Grande do Norte onde 300 trabalhadores rurais se alfabetizaram em 45 dias.

PAULO FREIRE e a EDUCAÇÃO


Educar para Paulo Freire é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da história e onde a questão da dimenção individual, como em relação à classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica proposta. Sem respeitar essa identidade, sam autonomia, sem levar em conta as experiências vividas pelos educandos antes de chegar a escola, o processo será inoperante, somente meras palavras despidas de significação real.
A educação é ideológica, mas dialogante, pois só assim pode se estabelecer a verdadeira comunicação da aprendizagem entre seres constituídos de almas, desejos e sentimentos.
A conscepção problematizadora da educação da educação
Nesta conscepção, o conhecimento não pode advir de um ato de doação que o educador faz ao educando, mas sim, um processo que se realiza no contato do homem com o mundo, vivenciando, o qual não é estático, mas dinâmico e em transformação contínua.

Wednesday, November 01, 2006

ecs-8


Olá pessoal esta é a minha imagem.
O meu e-mail é vtprates@yahoo.com.br